Dicas de Marketing Digital para Dentistas


Alguns profissionais são regidos por códigos rígidos de ética quando o assunto é publicidade e marketing. É o caso de médicos, advogados e dentistas, por exemplo. De acordo com o capítulo XVI do Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia e o Artigo 7º da Lei 5.081/66, anunciar preços, promover campanhas de antes-e-depois ou realizar consultas online são atitudes proibidas.

Mesmo assim, ainda há espaço para tornar a sua clínica odontológica mais visível nas redes sociais. Confira algumas dicas rápidas que separamos para você:


Tenho uma clínica odontológica, por que investir em marketing digital? O custo de divulgação é baixo nesse tipo de campanha e aumenta muito a presença do profissional no meio digital (onde está grande parcela do público).

Não existe exatamente uma necessidade
Quando falamos em marketing para dentistas, é preciso entender que as pessoas, geralmente, sabem da necessidade de ir até esse profissional regularmente. Isso quer dizer que não precisam de tanto conteúdo de funil, ou seja, de posts que ajudem a decidir qual a melhor solução para o problema dele. Eles sabem que devem ir ao dentista.




Estrutura do site
A escolha de um serviço odontológico pode começar na internet, por isso é importante ser encontrado facilmente pelos buscadores. O site precisa ser bem configurado para atender aos critérios de SEO, de preferência deve ser responsivo e ter um bom design. Informações como endereço e procedimentos precisam ser bem explicados.

Chamada de ação
Como esse profissional não pode efetivamente vender nada no site, o trabalho é aumentar a presença e autoridade, mostrando bom relacionamento com clientes e atraindo novos. Dispense calls-to-action como Compre Aqui e opte por chamadas menos invasivas: Marque uma consulta agora mesmo, Inscreva-se na nossa newsletter ou Tire suas dúvidas, por exemplo.

Conteúdo e blog
Vale relembrar os principais cuidados: não informar preços, não fazer conteúdos antes-e-depois e evitar falar de procedimentos que ainda não tiveram aval completo da comunidade odontológica. A ideia é apostar em dicas básicas de higiene bucal, explicar de forma simples procedimentos e especialidades, falar sobre a prática, etc.


Guest posting
Essa é uma modalidade da qual profissionais da saúde ou do direito podem se beneficiar: além de produzir conteúdo para um blog próprio, dá para publicar textos de sua autoria em outros portais (tuasaúde.com, por exemplo). Esse tipo de ação auxiliar muito no SEO do site porque gera links externos que direcionam ao seu portal, alavancando a audiência.

Redes socias
Claro, elas não poderiam faltar aqui nessa lista. O Facebook (não um perfil) é ótimo para disseminar conteúdo; enquanto o LinkedIn é interessante para entrar em grupos especializados e fazer contatos profissionais; por sua vez, o WhatsApp permite contato realmente próximo com os clientes, onde é possível sanar dúvidas simples e lembrá-los de consultas/exames.

Google Meu Negócio
Muitas vezes precisamos de um dentista urgente, não é? Nessa hora recorremos ao Google - e é ele quem pode te ajudar. O Google Meu Negócio é uma ferramenta de publicidade que expõe um resumo breve do seu consultório, com mapa, horários de atendimento, imagens e contato. Ele aparece ao lado (e com destaque) dos demais resultados de uma pesquisa no Google.


E-mail marketing
Por fim, essa ferramenta é normalmente esquecida por profissionais autônomos. No entanto, pode fazer uma diferença grande no relacionamento com possíveis leads. Encaminhe e-mails em datas comemorativas, felicitações de aniversário, dicas para bons tratamentos, divulgação de conteúdos do blog, etc. Os e-mails da sua lista podem ser obtidos por conteúdos ricos disponibilizados no seu site ou por cadastro no momento da consulta.

Leia também:


Profissional da área odontológica, quer mais dicas sobre marketing digital para bombar o seu negócio nas redes sociais? Então vamos marcar um bate-papo, pode ser? Manda um whats (bit.ly/falarcomwlive), vamos conversar para que, dessa vez, a gente te faça dar um belo sorriso!
Dicas de Marketing Digital para Dentistas Dicas de Marketing Digital para Dentistas Reviewed by WLive! Marketing Digital on outubro 19, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário