Como fazer um planejamento de Marketing Digital e por que ele é tão importante?


Início de ano é sempre a mesma coisa, né?! Voltar à rotina, arregaçar de mangas e trabalhar muito! Certo? Esse provavelmente é o momento em que você, na sua empresa, define todas as metas do ano. Pois então, por que com o Marketing Digital seria diferente? Onde não há planejamento, não existe conquista. Concorda?

É por isso que, sim, o planejamento estratégico de Marketing Digital é tão importante quanto qualquer outro.

Mas, se você nunca fez um planejamento de Marketing Digital e não tem ideia de por onde começar, fica tranquilo. A gente te dá aquela ajudinha amiga, ok? Papel e caneta na mão e muita atenção nas dicas abaixo!

1 – Analise a atual situação da sua empresa

Aproveite o início de ano para tomar nota de tudo que foi alcançado e as situações mais delicadas do ano anterior. Assim, você terá um ponto de partida para traçar suas metas. Analise o desempenho da sua estratégia passada, quantos leads e clientes você conseguiu conquistar a partir dela. Conheça suas falhas e prepare as melhorias.

2 – Defina seus objetivos

Identificados os maiores obstáculos encontrados no ano anterior, é hora de definir seus objetivos para o novo ano. Tudo vai depender da situação em que a sua empresa se encontra no meio online. Os objetivos podem ser desde uma maior presença digital, melhor relacionamento com o público, e até mais específicos como transformar mais visitantes em leads e leads em clientes.

Definir indicadores de desempenho, que mostrem de forma mensurável e objetiva o que é alcançado, também é de suma importância.

3 – Desenvolva projetos

Agora que você já sabe quais são seus objetivos para este ano, é necessário determinar como os alcançará. Reúna todas as informações necessárias para descobrir por qual terreno você deve percorrer.

Por exemplo, seu público-alvo continua o mesmo? A linha editorial seguida pela empresa condiz com o que você gostaria de passar? Seu e-mail marketing é eficaz? Seu site está atualizado? É encontrado no Google? Essas são apenas algumas perguntas que você precisa se fazer.

Nesse momento, é interessante ter em mãos um calendário com as principais datas comemorativas e importantes para seu negócio. Assim, será possível criar ações promocionais direcionadas e aproveitar essas pequenas (e grandes) oportunidades de crescer sua empresa.

Lembre-se que todos os projetos devem ter em vista: orçamento necessário, tempo, pessoa responsável, entre outras atribuições. Anote também qual é a expectativa de retorno de cada projeto, para que ao final possa ser comparada com o resultado.

4 – Faça um cronograma

Feita a definição de todos os projetos, você deve então organizá-los em um cronograma. Nele deve conter a expectativa de duração de cada um deles. Dessa forma, é possível ver a distribuição de projetos para todo o ano, preparar o orçamento necessário e, por fim, fazer alguns ajustes conforme o tempo.

E aí, gostou das dicas? Preparado para fazer de 2017 o ano da sua empresa? Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco! A WLive! Marketing Digital é uma empresa especializada em análise, consultoria, criação e gerenciamento de projetos de Marketing Digital. Além de trabalharmos com o desenvolvimento de websites e lojas virtuais.

Chame-nos no WhatsApp: (47) 9133-4606
E-mail: comercial@wlive.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário